Projeto Música & Natureza: o encontro da Educação Musical com a Educação Ambiental

Projeto Música & Natureza:  o encontro da Educação Musical com a Educação Ambiental

Aprender música num ambiente natural, cercado de árvores nativas, plantas medicinais, lagos, cachoeiras, estabelecendo o pleno contato com a Natureza e expressando essa experiência em forma de Música: assim acontece o Projeto Música & Natureza no Centro Vida Orgânica.

Sala de Palestras Casa da Primavera, no Centro Vida Orgânica

Sala de Palestras Casa da Primavera, no Centro Vida Orgânica

Os alunos são membros do Coral Crianças Cantoras da Serra, e quando chegam vão direto para a trilha interpretativa, junto com o diretor do Centro Vida Orgânica, professor e ambientalista Geraldo Silva Jardim. Por dentro da mata fazem suas descobertas e aprendem sobre os seres vivos, despertando para a consciência ambiental. Chegam a muitos equipamentos e dentre estes o “banheiro seco”, um Projeto de Construção Ecológica, onde aprendem uma forma diferente e sustentável de transformação dos dejetos humanos.

Colocando novamente em uma árvore a Bromélia que caiu com ventos.

Colocando novamente em um árvore a Bromélia que caiu com ventos.

SONY DSC

Conhecendo a história indígena do Brasil

Ao final do passeio, começa a aula de musicalização com a professora Denise Maria Bezerra, preparando para o ensaio do Coral. As crianças, que são descendentes diretos de alemães e indígenas, cantam desde cirandas brasileiras até cantigas em alemão e tupi-guarani. Vivenciam a Educação Ambiental e Educação Musical como parte de um contexto ideal, do qual todas as crianças deveriam usufruir.

Coral

Aula de canto e de instrumentos no CVO

Depois de passar uma tarde nesse ambiente, retornam ao mundo “lá fora”, levando dentro de si sementes de valores fundamentais para o ser humano de hoje e do futuro: o respeito, a responsabilidade, a consciência, o amor. Aprendem a cuidar e proteger a Natureza,  a cuidar de si mesmos, a oferecer ao mundo os dons que possuem, a expressar através da música tudo aquilo de bom que uma criança pode ser e será como adulto.

Regularmente as crianças são levadas ao CVO

Regularmente as crianças são levadas ao CVO

 

 

 

 

 

Publicado na(as) categoria(as) Artigos e visualizado 2.984 vezes.
Compartilhar


Deixe o seu comentário

Copyright © 2013 - 2024 Centro Vida Orgânica / Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Tríscele